JÚPITER EM SAGITÁRIO
JÚPITER EM SAGITÁRIO
No dia 8 de novembro Júpiter, o Grande Benéfico, entrou no seu reino de Sagitário e vai permanecer aí até 2 de dezembro de 2019.
Estando no signo da sua regência, o Deus dos Deuses estará à vontade para exercer as suas caraterísticas de uma forma mais intensa.
Júpiter indica no mapa individual o otimismo e a fé que nos leva a ampliar fronteiras, através da expansão geográfica, intelectual, filosófica ou espiritual. Representa o impulso e a confiança básica que nos incita a buscar o que acreditamos. Simboliza a aprendizagem necessária para a compreensão da nossa jornada, buscando um significado de vida mais profundo e filosófico.
Este planeta rege a expansão geográfica, incluindo as grandes viagens, explorações, o mar alto, relações entre países, migrações, comércio e assuntos internacionais e interculturais.
A religião, cultura, educação e justiça, assim como as suas instituições e seus representantes estão também relacionados com esta energia.
A prosperidade, assim como as diversas crenças, culturas, religiões, ideologias, filosofias e princípios de ética e moral também estão associados a este planeta.
Estes temas, durante este ano em que Júpiter passeia pelo seu reino estarão em evidência de uma forma positiva ou negativa, dependendo dos aspetos harmoniosos ou tensos que o astro vá formando com os outros planetas do sistema solar no seu trajeto.
Vamos verificar para termos uma ideia, o que aconteceu há precisamente 12 anos quando este planeta esteve neste signo:
RELIGIÃO
Em viagem à Turquia, Papa Bento XVI visita a Mesquita Azul e torna-se o segundo pontífice a entrar em uma mesquita na história
Visita do Papa Bento XVI às cidades de São Paulo e Aparecida, onde foi presidida a Conferência Episcopal da América Latina e do Caribe. Nesta viagem, Frei Galvão foi canonizado, tornando-se o primeiro santo nascido no Brasil.
Ocupação da Mesquita Vermelha, em Islamabad, Paquistão.
Documento do Vaticano, assinado pelo Bento XVI, declara a Igreja Católica como única Igreja de Cristo na Terra, causando polêmica entre líderes religiosos.
Osama bin Laden aparece em vídeo dizendo que só deixa de ameaçar os Estados Unidos se a população estadunidense se converter ao Islão.
O Papa Bento XVI anuncia a realização de um consistório em 24 de Novembro, para a nomeação de novos cardeais.
IDEOLOGIAS
Manifestação em Lisboa junta entre 100 e 150 mil manifestantes nas ruas, contra as políticas do primeiro-ministro português, José Sócrates.
O presidente norte-americano George W. Bush realiza uma turnê pela América Latina (Brasil, Uruguai, Colômbia, Guatemala e México), recebendo protestos de vários grupos de esquerda por todas as cidades. O motivo alegado é a discussão de acordos para o etanol e tentativa de neutralização da influência de Hugo Chávez no continente.
Em Caracas, Venezuela, no "Dia da Imprensa", mais de dez mil pessoas protestam contra o presidente Hugo Chávez e a favor pela liberdade de imprensa, no dia em que completa um mês do fim da RCTV.
Ocorre o maior protesto da história da Colômbia, contra as FARC.
CIÊNCIA
Cientistas da NASA encontram provas de água no planeta Marte
A NASA lança com sucesso o transporte espacial Atlantis rumo à Estação Espacial Internacional na missão
Achado fóssil de um saurópode: o maior e mais pesado animal europeu de todos os tempos; em Teruel, na Espanha, datado do período Jurássico, com cerca de 150 milhões de anos
A NASA confirma presença de lagos de metano em Titã
Apple Inc. lança o celular iPhone
A Microsoft lança o Windows Vista
Lançado o Playstation 3 na Europa.
Anunciada pela França, Portugal e Suíça a descoberta do planeta Gliese 581 c.
Arqueólogos egípcios descobrem fornos usados para fabricar peças de cerâmica durante o período Bizantino a noroeste do Cairo.
Google Lança o Google Street View
O YouTube, até então somente em inglês, passa a ter versões em outros idiomas, incluindo o português.
A nave Atlantis aterra com sucesso na Base Aérea de Edwards, na Califórnia, encerrando a missão STS-117.
A Apple Inc. lança o iPhone nos Estados Unidos.
Lançado o Google Sky. Petrobras anuncia descoberta de bacia gigante de petróleo e gás no litoral de Santos, estimada em seis bilhões de barris, transformando o Brasil numa nação exportadora de petróleo.
JUSTIÇA, LEIS, ACORDOS INTERNACIONAIS
Manifestação pública masculina no Paquistão contra a nova lei de defesa da mulher em caso de estupro
Saddam Hussein é executado na forca.
O meio-irmão de Saddam Hussein e o colaborador do ex-ditador são executados no Iraque.
Portugal aprova em referendo a despenalização do aborto.
A França abole constitucionalmente a pena de morte.
O ex-vice-presidente iraquiano Taha Yassin Ramadan é executado na forca.
O Irã liberta 15 militares britânicos presos de guerra desde 23 de março.
Desaparecimento de Madeleine McCann no Algarve
Na Irlanda do Norte, um acordo para um governo de coligação entre a minoria católica e o Partido Democrático Unionista marca o fim de anos de discórdia.
A Suprema Corte dos Estados Unidos declara inconstitucional a lei de 1954 sobre cotas de negros nos estados de Wisconsin e Washington D.C..
Início da cimeira de Bruxelas, cujo tema central é a reforma do Tratado Europeu com vista à criação de uma Constituição Europeia.
Instauração do Parlamento do Mercosul.
Ali Hassan al-Majid, o "Ali Químico", é condenado a morte por enforcamento por crimes contra a humanidade.
O presidente da Região Autónoma da Madeira, Alberto João Jardim, demite-se em protesto contra a nova Lei das Finanças Regionais
A ONU autoriza o governo do Brasil a ampliar mais de 200 milhas marítimas no norte e um corredor que dá o acesso às ilhas Trindade e Martim Vaz no leste.
As tropas do Reino Unido retiram-se da Irlanda do Norte e passam o poder às autoridades locais, depois de 38 anos de ocupação.
A Rússia finca a bandeira no fundo do Oceano Glacial Ártico, provocando protesto do governo do Canadá.
A Bulgária e a Roménia aderem oficialmente à União Europeia. Começa a circular o euro na Eslovênia.
GRANDES VIAGENS E TRANSPORTES
A Varig é vendida para a Gol Transportes Aéreos
Inauguração do primeiro trem-bala chinês.
13.ª Gymnaestrada Mundial em Dornbirn, Áustria.
Inauguração da Ponte da Lezíria, em Portugal. É a segunda ponte mais longa da Europa.
Acidente do voo TAM 3054, um Airbus A320 da TAM em São Paulo, provoca a morte de 199 pessoas.
Primeiro voo comercial do Airbus A380.
CULTURA E INSTITUIÇÕES
Vendida em Nova Iorque, a pintura de Rembrandt Santiago em Oração pela quantia de 25,8 milhões de dólares, ofuscando o recorde batido em 2001, de 29 milhões.
Drew Gilpin Faust se torna a primeira reitora da Universidade Harvard
Inaugurado o Museu Berardo de Arte Moderna e Contemporânea, no CCB.
Massacre de Virginia Tech, um assassinato em massa em ambiente escolar que ocorreu no Instituto Politécnico e Universidade Estadual da Virgínia
Reveladas em Lisboa as novas "sete maravilhas do mundo moderno" e as «sete maravilhas de Portugal».
Início de protestos violentos dos professores de escolas públicas contra o governo do Peru
Inauguração do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (Portugal).
Realização do 1º Festival Eurovisão da Dança, em Londres, no Reino Unido.
ECONOMIA INTERNACIONAL
Crise na Bolsa de Valores de Xangai, China, abala as bolsas em todo o mundo.
Euro atinge valor recorde face ao Dólar ultrapassando a barreira de US$ 1,40.
2007, o Ano Internacional da Heliofísica; Ano Polar Internacional; Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos; Ano da Escócia da Cultura Highland; Escotismo Centenário, em comemoração aos 100 anos do Movimento Escoteiro.
SIGNOS MAIS BENEFICIADOS DURANTE A PASSAGEM DE JÚPITER POR SAGITÁRIO
Nestes dois últimos meses do ano de 2018, Júpiter transitará no 1º decanato de Sagitário, catalisando e dando alguma ajuda aos 1ºs decanatos dos signos de Carneiro e Balança, aliviando de alguma forma a tensão que ultimamente têm passado, relacionada com a quadratura de Saturno em Capricórnio.
Leão e Aquário também serão signos beneficiados. Os que têm planetas no 1º decanato deste signo encontrarão uma certa dose de otimismo e bem-estar ainda este ano.
No ano de 2019 Júpiter transitará nos dois últimos decanatos, favorecendo quem tem planetas e pontos fictícios no seu mapa astral no 2º e 3º decanato dos signos referenciados atrás.
O signo de Sagitário poderá ser ou não beneficiado, dependendo dos aspetos natais.