top of page

INGRESSO SOLAR EM CARNEIRO 2019

O equinócio de primavera acontece no primeiro dia da primavera, entre 20 e 21 de março. Este ano ocorre precisamente no dia 20 de março de 2019 às 21h58, momento exato em que o Sol ingressa no signo de Carneiro.

Equinócio é uma palavra em latim formada por Aequus (igual) e nox, (noite), significando "noites iguais", porque a noite e o dia têm sensivelmente a mesma duração nessa altura.

É nesse dia que é comemorado o dia Internacional da Astrologia que coincide sempre com a entrada da Primavera e se inicia o Novo Ano Astrológico.

Neste ano de 2019 o equinócio coincide precisamente com um plenilúnio que ocorrerá sensivelmente 4h depois.

Vou fazer uma breve análise desta nova revolução solar que começa em 20 de março e finaliza no mesmo dia e mês do ano de 2020.



Observando este mapa, noto que metade dos planetas estão em signos de Terra, portanto temas relativos a este elemento estarão evidenciados, incentivando o mundo a amadurecer através do pragmatismo, responsabilidade, método, cautela e esforço.

Conforme referi anteriormente a Lua em Virgem está em oposição dissociada aplicativa ao Sol, pois este evento ocorrerá numa Lua Cheia, representando tensões um pouco por todo o mundo entre os governantes (Sol) e o povo (Lua). Estando esta em Virgem, disposta por Mercúrio indica que o povo terá o seu senso crítico mais apurado.

Este último planeta terá alguma evidência este ano. Como se encontra retrógrado em Peixes e a fazer uma conjunção com o seu regente Neptuno indica um ano com algum caos ou confusão. A desilusão e sacrifício que o povo tem sentido numa grande parte do mundo, vai incentivá-lo a lutar pelos seus direitos pois a Lua faz parte de um grande trígono que inclui Marte e a conjunção Saturno/Plutão. Esta configuração fará com que o povo esteja mais afirmativo e corajoso para enfrentar os poderosos e impor-se em busca dos seus direitos.

A quadratura da Lua com Júpiter provoca excessos e problemas relacionados com estrangeiros, raças, religião, leis, ética, moral, educação.

Voltando a Mercúrio Retrógrado, este também indica que acordos e negociações podem ser feitas e desfeitas, ou que retrocedem e não são concluídas. Como disse anteriormente este planeta que também rege os ventos está em Peixes em conjunção com o seu regente moderno, aumentando a visibilidade de temas relacionados com o elemento de água. Podemos considerar nesta retrogradação a catástrofe relacionada com o ciclone Idai em Moçambique. Com este aspeto no Céu existe sempre problemas com meios de comunicação e tráfego e não afasto a ideia de uma grande epidemia, visto o signo de Peixes ser o que menos defesas apresenta. Recordo que o desastre do Titanic ocorreu nas mesmas condições. Também este signo e o seu análogo Neptuno apela para a solidariedade e compaixão dos povos.

Claro que não podemos referenciar esta catástrofe sem falar novamente da conjunção Saturno/Plutão que indica Karma com a morte e com o poder. Sempre que estes dois planetas se aspetam no céu acontecem mortes coletivas, seja por desastres naturais, guerras, terramotos, desabamentos de terras e todo o tipo de ctaclismos. Tenho notado que normalmente existe uma guerra associada a este aspeto.

A reestruturação política, social e económica estarão na ordem do dia, podendo haver mudanças radicais em alguns países. Poderá haver um aumento da extrema direita.

A esta conjunção junta-se o Nodo Sul, referido antigamente como um ponto nefasto com analogia a Saturno, interferindo nos movimentos coletivos e sociais e trazendo consequentemente um impacto duradouro e permanente.

Esta conjunção formada por Saturno/Plutão vai ter um grande impacto no mundo, principalmente quando se juntar a ela no início do ano de 2020, Júpiter e Marte.

Existe um aspeto dissonante entre os arquétipos femininos e masculinos (Sol oposição Lua e Marte quadratura Vénus), enfatizando conflitos e violência entre géneros. Vénus em Aquário incentivará as mulheres a buscarem mais liberdade e direitos.


O Ascendente do mapa do ingresso solar para Portugal é Escorpião, portanto a condição geral dos portugueses é de ansiedade e de estarem no limite.

O seu regente Plutão encontra-se em conjunção com Saturno e o Nodo Sul na Casa 3, dando alguma notoriedade a este setor com problemas relacionados com vias de trânsito, locomoção ou comunicação como ferrovias, tráfego rodoviário, fluvial, meios de transporte e empresas relacionadas com estas áreas. Poderá haver algum acidente relevante, obstrução de vias por alguma razão e alguma greve ligada aos temas deste setor.

Pode haver também alguma guerra de informação. Países vizinho podem estar com tensão.

O Sol que representa os governantes e que neste caso é regente da Casa 10 que simboliza o governo está na Casa 5. Isto indica que o governante estará focado em temas relacionados com a educação, desporto, jovens, locais de lazer e como não poderia deixar de ser nas eleições. Pode haver destaque neste setor e em em alguma zona ou município por diversos motivos.

No caso de Portugal como o Sol está disposto por Marte e este encontra-se exilado em Touro na Casa 7, em quadratura a Vénus em Aquário, na Casa 4, indica que os governantes estão nas mãos dos associados e de inimigos da nação, havendo uma tensão entre estes e os seus opositores.

Acrescento a esta exposição a entrada de Urano em Touro, que como referenciei num texto escrito anteriormente, será uma época de mudanças de valores.

Nos próximos anos nada será como antes. Quem tiver abusado do poder será confrontado e desabará. O Universo apela a que vivamos de uma forma mais natural e simples, na base do SER e não do TER.

Urge cuidar da Mãe -Terra

Partilharei aqui acontecimentos (Wikipédia) para confirmar:


2019

PORTUGAL

  1. 23 de abrilGreve dos motoristas de matérias perigosas (15–18 de abril) e crise energética

  2. 17 de abrilUm autocarro de turismo despista-se no Caniço, em Santa Cruz na Madeira, tombando sobre uma habitação e provocando 29 vítimas mortais, todas de nacionalidade alemã

  3. 6 de outubroEleições legislativas. Vitória do Partido Socialista; pesada derrota do Partido Social Democrata e do CDS – Partido Popular, condicionando a demissão da líder deste último, Assunção Cristas. Estreia parlamentar de três novos partidos: a Iniciativa Liberal, o CHEGA!, e o LIVRE, cada um elegendo um deputado

  4. 8 de dezembro — A depressão Elsa atinge o país, com ventos intensos, agitação marítima, e chuva forte, começando na região norte e centro e progredindo para sul nos dois dias que se seguiram. A instabilidade do tempo mantém-se com a chegada da depressão Fabien, de menor intensidade, no dia 21. Registam-se cheias importantes nas bacias hidrográficas dos rios Tâmega, Mondego, Águeda, Douro e Lima, e muitos estragos.


MUNDIAL


MARÇO

  1. 20 de marçoNursultan Nazarbaev renuncia ao cargo de presidente de Cazaquistão após ficar no cargo desde 1991.

  2. O ex-presidente do Brasil Michel Temer, e o ex-ministro Moreira Franco são presos no Rio de Janeiro pela força-tarefa da Lava Jato.

  3. Explosão em fábrica de produtos químicos em Yancheng, Jiangsu, na China, mata 78 pessoas e fere outras 617.[50]

  4. 22 de marçoMais de 1.000 mortos e uma quantidade desconhecida de desaparecidos após um ciclone atingir os países Zimbábue, Malawi e Moçambique. (Na altura do evento Plutão, Saturno e o Nodo Sul já estavam em conjunção, além da quadraura entre Júpiter em Sagitário e a conjunção de Neptuno e Mercúrio retrógrado em Peixes).

  5. 23 de marçoEstado Islâmico do Iraque e do Levante perde seu último território na Síria após derrota imposta pelas Forças Democráticas Sírias e pela coalizão liderada pelos Estados Unidos.

  6. 29 de marçoRompimento de barragem em Machadinho d'Oeste, no estado de Rondônia, Brasil, deixa cerca de cem famílias isoladas e bastantes mortes.


ABRIL

  1. Primeira imagem de um buraco negro supermassivo, feita pelo projeto Event Horizon Telescope

  2. 10 de abril.Incêndio na Catedral de Notre-Dame de Paris

  3. 4 de abrilTentativa frustrada de assalto em Guararema (SP): 11 criminosos mortos, 3 suspeitos foram presos e levados para a cadeia.

  4. Militares que apoiavam Juan Guaidó são expulsos da Venezuela por ordem de Nicolás Maduro; Guaidó convoca manifestação definitiva, a "Operação Liberdade"

  5. O ex-presidente do Brasil Michel Temer vira réu na Lava Jato por corrupção e lavagem de dinheiro.

  6. Parte de ponte da Alça Viária desaba e cai no rio Moju.

  7. 8 de abril] Maior chuva em 22 anos provoca alagamentos em várias localidades do Rio de Janeiro e deixa 10 mortos.

  8. 10 de abrilEquipe do Event Horizon Telescope publica a primeira imagem diretamente feita de um buraco negro localizado no coração da galáxia Messier 87.

  9. Golpe de Estado no Sudão derruba o governo de Omar al-Bashir, os militares assumem temporariamente o governo até 2021.[

  10. 11 de abrilJulian Assange, do Wikileaks foi detido pela Polícia Britânica no interior da Embaixada Equatoriana em nome das autoridades Norte-Americanas que estão buscando sua extradição.

  11. 12 de abril — Dois prédios desabam em Muzema, comunidade na Zona Oeste do Rio de Janeiro, deixa 24 mortos.

  12. 15 de abril Violento incêndio destrói parcialmente a Catedral de Notre Dame em Paris, França.

  13. 17 de abril — O ex-presidente do Peru, Alan García, comete suicídio após receber ordem de prisão no Caso Odebrecht.

  14. 21 de abril — Em pleno domingo de páscoa, oito explosões deixam 258 mortos e mais de 500 feridos no Sri Lanka. O Daesh reivindicou os atentados.[

  15. 30 de abril O autoproclamado presidente da Venezuela Juan Guaidó inicia ultimato para tentar tirar do poder o tirano Nicolás Maduro. O plano falhou; mais de 100 pessoas acabaram feridas durante o confronto.

  16. O Imperador Akihito do Japão deixa o Trono do Crisântemo, encerrando a Era Heisei.

MAIO

  1. Manifestação contra o ditador Nicolás Maduro, na Venezuela, em meio à crise socioeconómica, em 1º de maio.

  2. Aeronave envolvida na queda do voo Aeroflot 1492, na Rússia, em 5 de maio.1 de maio

  3. O príncipe Naruhito torna-se o 126° imperador do Japão, iniciando-se assim à Era Reiwa.

  4. Com o fracasso da tentativa de derrubar o ditador Nicolás Maduro, Juan Guaidó convoca nova manifestação na Venezuela.

  5. 2 de maio Crise na Venezuela: O presidente Nicolás Maduro comanda marcha da FANB contra Juan Guaidó; Tribunal chavista determina ordem de prisão contra Leopoldo López.

  6. .5 de maioSukhoi Superjet 100 da Aeroflot que fazia o voo 1492 pega fogo ao retornar ao Aeroporto de Moscou matando 41 das 78 pessoas a bordo. A aeronave seguia de Moscou para Murmansk.

  7. 23 de maio — Seis brasileiros são encontrados mortos após um vazamento de gás na cidade de Santiago, Chile.

  8. 24 de maioTheresa May renuncia ao cargo de primeira-ministra do Reino Unido, devido ao fracasso na condução do processo do Brexit.

  9. ANAC suspende todas as operações da Avianca Brasil.

  10. O casamento entre pessoas do mesmo sexo entra em vigor em Taiwan.

  11. 26 de maio Eleição do Parlamento Europeu.

  12. Terremoto de 7,5 graus na Escala Richter é registrado no Alto Amazonas Peruano

  13. Confronto entre facções criminosas deixa mais de 50 mortos em presídios do estado do Amazonas, Brasil.

  14. 27 de maioQueda de avião de pequeno porte no povoado de Porto do Mato, no município brasileiro de Estância, Sergipe, mata 3 pessoas, entre elas, o cantor Gabriel Diniz aos 28 anos.

  15. 29 de maio — Cruzeiro fluvial colide com outro navio e afunda em Budapeste, Hungria, matando pelo menos vinte e sete pessoas.

  16. 31 de maioTiroteio em Virginia Beach, nos Estados Unidos, deixa pelo menos 12 mortos e 6 feridos.

JUNHO

  1. Protestos em Hong Kong

  2. Apagão afeta Buenos Aires em 16 de junho3 de junho

  3. Brigitte Bierlein é eleita Chanceler da Áustria, tornando-se a primeira mulher a ocupar este cargo nesse país.

  4. 9 de junho Morre assassinado aos 22 anos o ator Rafael Miguel, junto com seus pais. O assassino foi o pai da namorada de Rafael.

  5. Centenas de milhares de pessoas protestam em Hong Kong, China, contra o projeto de lei relativo à extradição.

  6. 11 de junho — A Suprema Corte de Botsuana descriminaliza a homossexualidade por unanimidade.

  7. 12 de junho — O casamento entre pessoas do mesmo sexo se torna legal no Equador

  8. .13 de junhoDois navios petroleiros são atacados no golfo de Omã, em meio a intensas tensões entre o Irã e os Estados Unidos.

  9. 16 de junho Apagão na América do Sul de 2019

  10. Surto de encefalite aguda em Bihar, Índia, resulta na morte de mais de 100 crianças.

  11. 19 de junhoAo menos 184 pessoas morrem durante onda de calor na Índia.

  12. 22 de junho — Ambachew Mekonnen, governador da região de Amara, na Etiópia, e Se'are Mekonnen, chefe do Estado-Maior nacional, são assassinados.

  13. 26 de junhoPisoteamento durante comemoração do dia da independência em Antananarivo, Madagáscar, mata 16 pessoas e fere outras 100.[

  14. 28 de junhoMercosul e União Europeia fecham acordo comercial após 20 anos de negociações.

  15. 30 de junhoDonald Trump cruza a Zona Desmilitarizada se tornando o primeiro Presidente dos Estados Unidos a pisar na Coreia do Norte em exercício de seu mandato.

JULHO

  1. Estúdio da Kyoto Animation após ataque incendiário em 18 de julho

  2. 1 de julho Grupo militante Talibã mata 40 pessoas e fere outras 105 em ataque ao edifício do Ministério da Defesa em Cabul, Afeganistão.[

  3. Incêndio no submarino russo Losharik mata 14 tripulantes.[114]2 de julhoEclipse solar total visível no sul do Oceano Pacífico e em parte da América do Sul.[

  4. NASA testa o sistema de escape no lançamento da Orion de forma bem sucedida durante o Ascent Abort-2, com o objetivo de retornar a Humanidade à Lua durante o Programa Artemis.

  5. 3 de julho - Forças associadas ao general Khalifa Hafter matam 53 pessoas e ferem outras 130 em bombardeamento aéreo do centro de detenção de Tajura, em Trípoli, Líbia.Áustria.

  6. O Acordo de Livre Comércio Continental Africano entra em vigor.

  7. 10 de julhoMorre o jornalista Paulo Henrique Amorim, vítima de enfarte.[123]Morre o sociólogo brasileiro Francisco de Oliveira enquanto se recuperava, em casa, de uma pneumonia.

  8. 13 de julhoSpektr-Roentgen-Gamma, um telescópio espacial russo-germânico de alta energia, é lançado do Cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão.

  9. 18 de julho — Um homem de 41 anos comete ataque incendiário no prédio da Kyoto Animation, produtora de animação japonesa. 35 funcionários da empresa morreram

  10. 24 de julhoBoris Johnson assume o cargo de Primeiro-Ministro do Reino Unido, após a renúncia de Theresa May.

  11. Chuvas causam deslizamento de terra na Região Metropolitana do Recife, no Brasil, e deixa 12 mortos.

  12. 29 de julhoConfronto entre facções criminosas deixa 57 mortos no presídio de Altamira, estado do Pará, Brasil.[134]

AGOSTO

  1. VQ-BOZ, a aeronave envolvida na queda do voo Ural Airlines 178 em 15 de agosto, vista em setembro de 2013.

  2. 3 de agostoTiroteio em um Walmart de El Paso, no Texas, nos Estados Unidos, deixa pelo menos 20 mortos e 26 feridos.[

  3. 4 de agostoTiroteio em Dayton, Ohio, nos Estados Unidos, deixa pelo menos 10 mortos e 26 feridos, horas depois do tiroteio em El Paso.

  4. 7 de agostoAtentado suicida perto de delegacia de polícia em Cabul, Afeganistão, mata 14 pessoas e fere outras 145.

  5. 10 de agostoTufão Lekima afeta Filipinas, ilhas Ryūkyū, Taiwan e leste da China, matando pelo menos 80 pessoas.

  6. Explosão de caminhão-tanque em Morogoro, na Tanzânia, deixa pelo menos 75 mortos e 59 feridos.

  7. 15 de agosto — Todas as 233 pessoas a bordo do Voo Ural Airlines 178 sobrevivem após colisão de pássaros contra ambos os motores do Airbus A321.

  8. 17 de agosto — Ao menos 80 pessoas morrem após ataque suicida durante casamento em Cabul, Afeganistão.

  9. 20 de agostoInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil detecta mais de 100 mil incêndios florestais no país desde janeiro, sendo mais da metade deles concentrados na Amazônia.

SETEMBRO

  1. Manifestantes da greve climática em Sydney

  2. 1 de setembroFuracão Dorian atinge Bahamas como tempestade de categoria 5 e mata pelo menos 50 pessoas.

  3. 2 de setembroIncêndio a bordo de barco fretado perto da ilha de Santa Cruz, nos Estados Unidos, deixa 34 mortos e outros cinco feridos.

  4. 6 de setembro Organização Indiana de Pesquisa Espacial perde contato com módulo lunar Chandrayaan-2, pouco antes de um pouso forçado na superfície da Lua.

  5. Ex-presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, morre aos 95 anos de idade.

  6. 10 de setembroPisoteamento durante celebração da Ashura em Carbala, Iraque, mata pelo menos 31 pessoas e fere outras 100.

  7. 11 de setembro — Astrônomos detectam água na atmosfera do exoplaneta K2-18b, primeira detecção do tipo em uma zona habitável.

  8. 13 de setembro — Incêndio no Hospital Badim no Rio de Janeiro deixa 15 mortos.

  9. 14 de setembroAtaques de drones a duas grandes instalações petrolíferas na Arábia Saudita obrigam país a cortar mais da metade de sua produção de petróleo.

  10. 20 de setembro Greves globais contra mudanças climáticas ocorrem em 150 países como parte dos protestos da iniciativa Fridays for Future.

  11. 24 de setembro — Astrônomos anunciam 2I/Borisov como primeiro cometa interestelar já observado, diante de seu periélio em 7 de dezembro.

  12. 25 de setembroSismo na Caxemira causa 40 mortes e fere mais de 850 pessoas[

OUTUBRO

  1. 2 de outubroPresidente peruano, Martín Vizcarra, dissolve o Congresso do Peru, resultando em uma crise constitucional.

  2. 6 de outubroArqueólogos anunciam a descoberta de En Esur, o maior assentamento conhecido da Idade do Bronze no Levante do Sul

  3. PS, liderado por António Costa, vence as eleições legislativas em Portugal com 36,65% dos votos.

  4. 7 de outubro — Cientistas descobrem vinte novas luas de Saturno, tornando-o o planeta com mais luas do Sistema Solar.

  5. 9 de outubroTurquia inicia ofensiva militar na Síria, após tropas dos Estados Unidos retirarem-se da região.

  6. Protestos no Equador pela renúncia do presidente Lenín Moreno faz o governo se mudar de Quito para Guayaquil.

  7. 11 de outubroVazamento de óleo atinge 63 municípios de 9 unidades federativas na Região Nordeste do Brasil.

  8. Tufão Hagibis atinge o Japão, matando ao menos 70 pessoas e causando graves inundações.

  9. Acontece no Vaticano a cerimônia de canonização de Irmã Dulce.

  10. 14 de outubroApós mais de dez dias, protestos no Equador terminam após o presidente Lenín Moreno concordar com a revogação de medidas de austeridade e reposição de subsídios a combustíveis.

  11. 15 de outubroJulgamento dos líderes da independência da Catalunha termina com nove sentenças de prisão, provocando protestos em toda a região.

  12. 18 de outubroVários ministros renunciam em meio a grandes manifestações no Líbano, que começaram após governo anunciar planos de taxar gasolina, tabaco e telefonemas online.

  13. Astronautas Christina Koch e Jessica Meir realizam primeira caminhada espacial dupla totalmente feminina na história da Estação Espacial Internacional.

  14. 19 de outubro — Presidente Sebastián Piñera anuncia imposição de estado de emergência no Chile após série de protestos que deixaram ao menos 18 mortos.

  15. 23 de outubroTrinta e nove pessoas são encontradas mortas em um contêiner refrigerado de um caminhão em Grays, Inglaterra.

  16. 24 de outubroEvo Morales reeleito presidente da Bolívia em meio a violentos protestos e acusações de fraude eleitoral.[

  17. 26 de outubroAbu Bakr al-Baghdadi, líder do Estado Islâmico do Iraque e do Levante, comete suicídio durante operação militar dos Estados Unidos em Idlib, na Síria.

  18. 29 de outubroSaad Hariri renuncia ao cargo de primeiro-ministro do Líbano após grandes manifestações.

  19. 31 de outubroSérie de sismos atinge Mindanau, nas Filipinas, mata pelo menos 21 pessoas.

  20. Incêndio em trem de passageiros perto de Liaqatpur, Paquistão, mata pelo menos 75 pessoas.

NOVEMBRO

  1. Equipes de resgate da Itália em uma construção destruída pelo sismo da Albânia em 26 de novembro

  2. ]6 de novembro — Cientistas descrevem Danuvius guggenmosi, nova espécie de antigo grande símio bípede.

  3. 8 de novembroLuiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente do Brasil, libertado por decisão judicial após 580 dias de prisão

  4. 10 de novembro - Em meio a protestos e pressionado por militares e opositores, Evo Morales renuncia ao cargo de presidente da Bolívia.

  5. 25 de novembro — Várias centenas de diamantes e joias, com valor estimado em mais de 1 bilhão de euros, são roubados de museu em Dresden, Alemanha.

  6. 26 de novembroSismo no noroeste da Albânia mata 46 pessoas e deixa outras 2000 feridas.


DEZEMBRO

  1. 1 de dezembroNove pessoas morrem e outras doze ficam feridas durante ação da Polícia Militar do Estado de São Paulo em Paraisópolis.

  2. 2 de dezembroGasoduto Força da Sibéria inicia suas operações, fornecendo gás natural da Rússia para a China.

  3. 5 de dezembro Descoberta localização do cruzador blindado SMS Scharnhorst, que naufragou durante a Batalha das Malvinas em dezembro de 1914.

  4. 11 de dezembro — Em referendo não vinculativo, Região Autônoma de Bougainville vota quase unanimemente pela independência da Papua-Nova Guiné.

  5. 12 de dezembroAcidente de avião da Força Aérea Chilena mata todas as 38 pessoas a bordo, com a aeronave sendo localizada após três dias de pesquisa.

  6. 13 de dezembroPartido Conservador, liderado por Boris Johnson, vence com maioria absoluta as eleições gerais no Reino Unido.

  7. 17 de dezembro — Ex-presidente do Paquistão Pervez Musharraf condenado à morte in absentia por traição e subversão da constituição paquistanesa.

  8. 18 de dezembroCâmara dos Representantes dos Estados Unidos aprova impeachment do presidente Donald Trump, acusando-o de abuso de poder e obstrução do Congresso.

  9. 23 de dezembro — Tribunal na Arábia Saudita condena cinco pessoas à morte pelo assassinato em 2018 de Jamal Khashoggi.

  10. 27 de dezembroVoo Bek Air 2100 cai perto de Almaty, Cazaquistão, matando pelo menos 12 pessoas e ferindo gravemente outras 54.

  11. 28 de dezembroAtentado suicida em posto de controle de polícia em Mogadíscio, Somália, mata 79 pessoas e fere outras 149.

2020

  1. 1 de janeiro — Pelo menos 60 pessoas morrem e mais de 397 mil são deslocadas devido à inundações repentinas em Jacarta, capital da Indonésia.

  2. 2 de janeiroIncêndios na Austrália matam cerca de 500 milhões de animais.

  3. 3 de janeiroBombardeio aéreo dos Estados Unidos em Bagdá, Iraque, mata general iraniano Qasem Soleimani e Abu Mahdi al-Muhandis, comandante iraquiano.

  4. 7 de janeiro — Astrônomos descobrem onda Radcliffe, a maior estrutura gasosa da Via Láctea.

  5. 8 de janeiroVoo Ukraine International Airlines 752 é acidentalmente atingido por míssil iraniano pouco após decolagem de Teerã, matando todas as 176 pessoas a bordo.

  6. Forças iranianas atacam duas bases militares dos Estados Unidos no Iraque, como forma de retaliação ao ataque aéreo responsável pela morte de Qasem Soleimani.

  7. 13 de janeiroRobert Abela torna-se primeiro-ministro de Malta após renúncia de Joseph Muscat.

  8. Nas Filipinas, vulcão Taal entra em erupção, levando à suspensão de todos os voos no Aeroporto Internacional Ninoy Aquino.[15]14 de janeiroMicrosoft encerra suporte estendido de segurança ao seu sistema operacional Windows 7, ainda em uso por milhões de computadores em todo o mundo.

  9. Cientistas anunciam que grãos de poeira estelar pré-solares do meteorito Murchison formaram-se de cinco a sete bilhões de anos atrás, é o material sólido mais antigo encontrado na Terra até o momento.

  10. 15 de janeiroMikhail Mishustin é nomeado primeiro-ministro da Rússia após renúncia de Dmitri Medvedev e seu gabinete.

  11. 20 de janeiroNa China, novo coronavírus infecta mais de duas mil pessoas, matando mais de 100.

  12. 24 de janeiro Sismo em Elazığ, Turquia, mata pelo menos 38 pessoas e deixa mais de mil feridas.

  13. Chuvas em Belo Horizonte e região metropolitana deixam pelo menos 45 mortos, mais de 13 000 desalojados e 3 354 desabrigados.

  14. 26 de janeiro Ex-jogador de basquete americano Kobe Bryant, sua filha Gianna e outras sete pessoas morrem em acidente de helicóptero perto de Calabasas, Califórnia.

  15. 30 de janeiroOrganização Mundial da Saúde declara surto de doença respiratória de novo coronavírus Emergência de Saúde Pública de Âmbito Internacional.

  16. 31 de janeiroReino Unido sai formalmente da União Europeia.


3 Comments


Isilda Nunes
Isilda Nunes
Mar 22, 2019

Obrigada Sandra

Like

sandractferreira
Mar 22, 2019

Muito bom. Parabéns

Like

Isilda Nunes
Isilda Nunes
Mar 22, 2019

Em breve escreverei um texto sobre a conjunção sinódica de Saturno/Plutão com mais detalhe, visto já estarmos a ser afetados por ela

Like
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page